O objetivo do projeto é diversificar e facilitar as aulas para crianças especiais
O curso Escola de Atenção às Diferenças, ministrado para 37 docentes da rede estadual e municipal de ensino da Regional de Seara foi concluído esta semana. O programa apresentou ferramentas que facilitam e diversificam o ensino regular, sobretudo de crianças com algum tipo de deficiência.
A professora do Serviço de Atendimento Educacional Especializado (Saede) da EEB Raimundo Corrêa, Eni Giotto, explica que em cada encontro foi trabalhado um tipo de deficiência: auditiva, visual, física e intelectual. Os professores também vivenciaram as limitações para que possam compreender como os alunos percebem o mundo e a sala de aula. E a partir disso desenvolveram ferramentas pedagógicas e jogos didáticos apresentados no último encontro realizado na terça-feira, 29.
De acordo com a orientadora de aprendizagens do Programa Salto para o Futuro, Dianete Tochetto, o curso teve uma procura maior do que a esperada. “O curso foi dinâmico e muito produtivo. Os cursistas conheceram, criaram e aplicaram em sala de aula com seus alunos os inúmeros jogos educativos confeccionados durante o curso. Foram momentos de reflexão e aprendizado, troca de experiências que contribuíram para enriquecimento da prática pedagógica dos professores”, destaca.
Curso Teórico
Em novembro, a Regional de Seara vai ofertar um novo curso sobre a educação especial focando as diversas deficiências que o indivíduo pode apresentar. Será ministrado pela professora e diretora da APAE de Seara, Ivete Maria Braun Gheno. |