Um software voltado à alimentação escolar poderá oferecer informações diárias aos pais e será um grande aliado no controle do gasto público
A partir de 2016, na escola Professora Adelina Régis de Videira os pais vão saber o que seus filhos vão comer no recreio e tudo o que se refere à alimentação servida na unidade. Diariamente, um e-mail será disparado a todos, informando o cardápio e o horário da alimentação.
O programa Tec and food- Automação escolar da alimentação foi apresentado na última sexta-feira, 02, na Secretaria de Estado da Educação, aos diretores de Apoio ao Estudante e Gestão de Pessoas, Osmar Matiola e Valdenir Krüguer. Também estiveram presentes no encontro a gerente Regional de Educação de Videira, Cássia Soares e os técnicos das diretorias envolvidas.
O projeto já apresentado na Feira Regional de Ciências e Tecnologia de Videira foi criado por iniciativa do professor orientador de Tecnologia, Edwin Müller, com a colaboração das estudantes do Ensino Médio Inovador, Mayara Girardi dos Santos e Evelyn Mariani e da Orientadora de Convivência, Endy Müller. Participaram também do processo alguns estudantes do Instituto Técnico Federal Catarinense (IFC).
O programa informa tudo o que é importante para o gerenciamento das refeições na escola, como o número de alunos servidos, a quantidade de alimentos consumidos, as preferências dos estudantes, e está aberto a outras questões como a cardápios alternativos destinados aos alunos com intolerância à lactose e ao glúten.
Segundo Krüguer, mesmo que a Secretaria já tenha um sistema semelhante em processo de construção com o CIASC, o Tec and food serve para aperfeiçoar a gestão da merenda. “Poderá gerar novas idéias para o desenvolvimento de outras ações no Estado”, afirma.
De acordo com o professor Edwin, o principal ganho será o controle do dinheiro público, com a transparência dos recursos investidos. “Além disso, vai gerar a fidelidade de dados com facilidade de acesso aos pais”, ressalta.
As opiniões das estudantes Mayara e Evelyn foram fundamentais para a execução. Os problemas identificados por elas, junto com os colegas, serviram de suporte ao desenvolvimento do software. “A apresentação na Feira de Ciências foi muito positiva”, atesta Evelyn. Para Mayara, o currículo do Ensino Médio Inovador, aberto a projetos diferenciados, possibilita a criação de novas ideias. “Nós ajudamos a desenvolver a parte teórica e de pesquisa”, afirma. |