A quarta etapa da formação continuada sobre a Proposta Curricular de Santa Catarina, contou com a presença de 25 escolas da rede pública estadual, sete Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e o Centro de Educação Profissional (Cedup), totalizando quase 700 professores presentes. O encontro foi realizado na Gerência de Educação de Joaçaba, na última sexta-feira, 2.
“O documento, que servirá de referencial teórico aos professores na sala de aula, contempla as novas perspectivas e propostas para educação e vai ao encontro das metas e estratégias dos planos Nacional (PNE) e Estadual (PEE) de educação”, destacou a gerente de Educação de Joaçaba, Seila Ribeiro.
No período da manhã, o professor Fernando Dirceu Matias explanou sobre Ensino e aprendizagem na Proposta Curricular de Santa Catarina: práticas pedagógicas nas Ciências da Natureza e na Matemática. No período da tarde, o professor Gustavo Deon ministrou a palestra Sou professor. E agora?
De acordo com a supervisora de Educação Básica e Profissional da Gered, Beatriz Colusso Zagonel, os encontros atingiram todas as expectativas. “Em novembro, os professores se reúnem nas escolas para a atualização dos Projetos Político-Pedagógico e reorganização curricular”, ressalta.
Saiba mais
Santa Catarina tem a sua proposta curricular há 26 anos. Em 2012, estudou-se a possibilidade de nova atualização para se adequar as demandas atuais. Após dois anos de estudo e discussões envolvendo mais de oito mil educadores de todas as redes e etapas da educação básica e superior, foi apresentado em dezembro de 2014 o documento atualizado da Proposta Curricular - Formação Integral para a Educação Básica.
A Proposta enfatiza o percurso formativo do estudante, desde a educação infantil até o ensino médio. O grande avanço é a atualização de temas como relações de gênero, educação ambiental, especial, do campo étnico-raciais e indígena, sendo abordadas de forma interdisciplinar em cada área do conhecimento. |