Os alunos Claudio Shumacher Junior e Martim Adriano Borchardt, da EEB Professor João Romário Moreira, estão apresentando nesta quarta e quinta-feira, 11 e 12, na 10ª Feira de Ciências e Tecnologia, uma série de propostas para a inclusão de deficientes no ambiente escolar.
Impulsionados pelas deficiências de Gabriel Fernando Neumann, um colega com deficiência visual, os alunos de Jaraguá do Sul desenvolveram uma série de iniciativos para facilitar a locomoção do amigo. Segundo Claudio, o projeto começou com uma avaliação do dia a dia de Gabriel, suas deficiências e limitações de locomoção pelas salas de aula e corredores. “Notamos que ele estava restringido aos espaços que conhecia, e por isso se sentia inseguro em outros locais da escola”, destacou.
Com a ajuda de Gabriel e uma pesquisa sobre as diferentes formas de cegueira e a maneira como os outros sentidos do deficiente ficam mais apurados, os alunos criaram não uma, mas três maneiras de ajudar o amigo. Primeiramente, eles pediram para que Gabriel escrevesse, em uma máquina especial, palavras de identificação em braile para os locais da escola. Com isso em mãos, os alunos transcreveram as palavras para pedaços de alumínio reaproveitado de latinhas, sinalizando todos os locais da escola.
Outra forma de ajudar na locomoção de Gabriel foi a aplicação de faixas de piso, com alto relevo, nos corredores e ambiente de locomoção, permitindo que o deficiente possa caminhar com mais confiança nos locais adaptados.
Mas a grande inovação apresentada por eles na feira foi um cinto com sensor de infravermelho. O acessório, criado pelos alunos com a supervisão da professora Jussara Burger, emite um raio que mede a distância dos objetos na frente do usuário e avisa, por meio de uma vibração na cintura, quando ele está para colidir com algo. Juntamente com as placas de identificação e o piso em alto relevo, que já foram instalados em toda a escola, os alunos pretendem dar liberdade e segurança não apenas para os alunos de Jaraguá do Sul, mas de todo o Estado.
Ficha técnica:
TÍTULO DO TRABALHO: ACESSIBILIDADE NA ESCOLA: utilização de sensor, de placas de identificação e de piso tátil como auxílio na locomoção de deficiente visual ALUNOS: Claudio Roberto Schumacher Junior / Martim Adriano Borchardt ESCOLA: EEB Prof Joao Romario Moreira ORIENTADORA: Jussara Tainá Burger CIDADE: Jaraguá do Sul NÍVEL: Ensino Médio |