Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação
escola indigena.jpg
  • Banner
Série Feira de Ciências - Alunos de São João Bastista apresentam escola sustentável PDF Imprimir E-mail
Por Edinéia Rauta - Ascom   
Qua, 11 de Novembro de 2015 15:29

IMG 0039 peqA ideia de passar adiante uma iniciativa que está dando bons resultados fez com que os alunos Fernando da Cunha Nascimento e Emilly do Nascimento apresentassem a sua escola na Feira Estadual de Ciências e Tecnologia. Com o trabalho A construção de uma escola sustentável: uma realidade na EEB Profª Lídia Leal Gomes, os alunos apresentam as diferentes ações desenvolvidas na escola rural de São João Batista.

"Muito projetos estão só no papel, o nosso é a realidade da nossa escola. Não queremos deixar apenas nela, pois são várias ideias que podem servir de exemplo e ser feitas em casa e em outras escolas", destaca Emilly. Em uma maquete que ilustra exatamente a estrutura da escola é possível conhecer as ações sustentáveis desenvolvidas pelos alunos, professores e toda a equipe escolar.

Entre as ações está a composteira. Cascas de frutas e sobras de alguns alimentos são transformadas em adubo. O produto é aplicado nas hortas comum e suspensa, proporcionando o produção de verduras e legumes que enriquecem a alimentação dos alunos e demais profissionais da escola. "Já colhemos vários alimentos que são distribuídos entre nós, alunos, e quem trabalha na escola. Com isso, temos mais consciência do que é importante tanto para nós como para o meio ambiente", explica Fernando.

IMG 0054 peqO próximo passo é fazer o sistema de captação da água da chuva e a ilha de biodiversidade para ter mais verde. A escola irá receber as mudas de árvores frutíferas e não frutíferas para serem plantadas. Assim que chegarem será feito o plantiu.

Orgulhosa, a professora orientadora, Camila Crimes, explica a importância do trabalho. "É necessário educar para a sustentabilidade, pois uma escola sustentável visa um ensino voltado para a aprendizagem interdisciplinar dos conceitos e o desenvolvimento de novas atitudes para a construção de um futuro mais sustentável, ou seja, propõe uma educação básica que inclua o ensino de valores, a promoção do cuidado com o planeta, com as pessoas e a partilha justa de recursos", finaliza.

 

TÍTULO DO TRABALHO: A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA SUSTENTÁVEL: UMA REALIDADE NA E.E.B. PROFª. LÍDIA LEAL GOMES
ALUNOS: Emilly do Nascimento / Fernando da Cunha Nascimento
ESCOLA: E.E.B. PROFª. LÍDIA LEAL GOMES 
ORIENTADORA: Camila Grimes
CIDADE: São João Batista
NÍVEL: Ensino Fundamental 

 

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua Antônio Luz, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410 | Telefone (48) 3664-0002 - (48) 3664-0003| sed@sed.sc.gov.br
Resolução mínima 1024x768 pixels