Os alunos Chérllyn Alves Dias e Lucas Somavilla, do Centro de Educação Profissionalizante (CEDUP) de Campo Erê, conquistaram o quarto lugar na classificação geral da Mostratec 2015. Com esta vitória no evento, que é um dos mais importantes do Brasil, os jovens foram convidados a levar o trabalho à Feira Nordestina de Ciências que acontecerá em Pernambuco, em setembro de 2016.
Os estudantes, supervisionados pelo professor Etore Bortese, apresentaram durante o evento, um projeto que visa a diminuição de pragas nas lavouras de maneira sustentável e sem agressões ao meio-ambiente.
Durante a Feira, foi possível levar a público o resultado de vários meses de estudo e pesquisa, por meio de um projeto onde demonstraram a eficiência da utilização de restos de insetos para repelir pragas. Segundo os estudantes, os insetos, popularmente conhecidos como vaquinhas, de nome científico Diabrótica speciosa causam grandes danos e reduzem a qualidade das hortaliças produzidas no país.
Para criar o repelente os jovens aplicaram uma mistura destes insetos triturados em sete culturas numa área de 100 m² e realizaram avaliações diárias durante um ano, fazendo a minuciosa contagem dos insetos em cada local. Foi a partir daí que constataram a eficiência do composto como repelente de insetos da mesma espécie em todas as culturas. De acordo com o experimento, a maior redução foi observada na cultura da cenoura e repolho.
Através do experimento, os estudantes concluíram que o macerado não demonstrou muita ação sobre outras pragas, mas pôde-se perceber que foi extremamente eficiente para repelir insetos de mesma espécie, conseguindo reduzir população da praga em até 70%.
Sobre a Mostratec
A Mostratec, que aconteceu entre os dias de 26 a 30 de outubro, é uma feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato, na cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. A feira é destinada à apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional de nível técnico de todo o país.
O evento contou com a participação de 376 projetos de pesquisa, do Brasil e de vários países, além de eventos integrados de Robótica Educacional e atividades esportivas e culturais. |