A observação das necessidades da comunidade escolar e a vontade de contribuir com a cidade em que habitam, são alguns dos pontos iniciais para a formulação dos projetos desenvolvidos pelos estudantes na X Feira de Ciências e Tecnologias. Foi com isso em mente, que as alunas Paula Brocardo e Leidi Camila de Medeiros apresentaram o Gerador de Gás Hidrogênio.
O gerador criado pelas alunas consiste uma solução de água destilada, livre de sais minerais, com soda cáustica que quando ligada a uma fonte de energia, gera através de uma reação de eletrólise, uma fonte constante de gás hidrogênio que pode ser utilizado como um combustível limpo e de alto desempenho.
A aluna Leidi conta que esse gás obtido pelo choque aplicado na água com soda cáustica pode ter várias utilidades. “Nós ligamos o gerador diretamente em uma motocicleta para testarmos se ela funcionaria bem. Para a nossa alegria ela funcionou perfeitamente e não teve qualquer tipo de poluição saindo pelo cano de descarga, apenas água”, destacou animada.
O professor orientador do trabalho, André Eduardo Maciel da Cruz, comentou que já existem planos para ampliar o projeto. Eles pretendem desenvolver um gerador maior e mais potente que poderia no futuro alimentar com energia a escola de onde vem e também a indústria madeireira do município de Ponte Alta do Norte.
TÍTULO DO TRABALHO: Gerador de Gás Hidrogênio
ALUNOS: Paula Brocardo / Leidi Camila de Medeiros
ESCOLA: EEB Frei Rogério
ORIENTADOR: André Eduardo Maciel da Cruz
CIDADE: Ponte Alta do Norte
NÍVEL: Ensino Médio |