“Não acreditávamos que poderíamos ganhar. Somos de uma cidadezinha tão pequena do interior”, foi com essas frases que os estudantes César de Oliveira, 17 anos, e Tatiani Fernandez, de 16, discursaram após receber o Prêmio do Desafio do Conhecimento, entregue pelo Grupo RIC. Após desbancar 168 escolas e mais de 6 mil alunos participantes, 44 estudantes da EEB Orlando Bertoli, de Presidente Getúlio, estiveram em Florianópolis na segunda-feira, 16, juntamente com a diretora da escola, Jucimeri Beppler, a professora de informática, Margarete Caxoieira Possamai, e o presidente da APP, Edson José Staloch, para receber o Prêmio.
Para participar da competição 12 alunos e o educador campeão estiveram à frente da organizarão da competição dentro de sua escola, envolvendo outros alunos e professores. Durante 14 dias, foram realizadas sete tarefas obrigatórias e duas bônus com assuntos sobre sustentabilidade, mercado de trabalho e novas tecnologias, baseando-se no tema Inovação Social. “O Desafio do Conhecimento é a maior gincana virtual de Santa Catarina. O mais importante de cada tarefa era o trabalho em equipe, a interação entre os alunos, o engajamento, a criatividade a organização”, destaca o diretor-geral da Revista Its, Riadis Dornelles.
Para a professora de informática e educadora campeã, Margarete Caxoeira Possamai, a luta foi grande e a vitória dos alunos merecida. “Corremos atrás e lutamos para cumprir as metas dentro do prazo. As atividades fizeram com que nossa escola se unisse ainda mais pela busca do conhecimento. Os alunos não acreditavam, mas trabalhamos com o foco que seria possível e o resultado veio, o que nos deixou muito felizes”, destaca.
A diretora, Jucimeri, também comemorou a conquista. “Nossa escola estava apagada. Foi uma injeção de ânimo para todos. Depois de tanto semear estamos colhendo os primeiros frutos. A união do grupo, a interação com todos da escola, desde professores a alunos, foi fundamental para a conquista. Este dia foi muito esperado e estamos felizes com o resultado”, comenta Jucimeri.
A escola veio a Florianópolis com tudo pago pela Revista Its e recebeu como prêmio seis Chromebooks Samsung para a sala de informática, um smartphone “Motorola - Moto X” para o educador campeão, troféu, medalhas e ingressos para o Parque Beto Carrero para os 12 alunos que estiveram à frente da competição. |