Os muros da Escola de Educação Básica Presidente Artur da Costa e Silva, de Xanxerê, ganharam cores e formas acompanhadas do talento dos alunos do 3º ano do Ensino Médio. O projeto, que objetiva aproximar a vivência dos alunos com o grafite, faz parte da disciplina de Artes ministrada pela professora Soraia Przendsiuk. “É uma linguagem contemporânea no mundo das artes, e a gente quis trabalhar com os alunos sobre esta temática”, explica.
Cerca de 100 alunos trabalharam em sala de aula sobre o grafite, que é uma manifestação artística nascida em Nova York na década de 70. A atividade foi desenvolvida durante dois meses até que os alunos estivessem aptos para por em prática o que aprenderam em sala de aula. Além dos conhecimentos sobre o grafite, eles pesquisaram também sobre os grafiteiros mais importantes do Brasil.
Cada desenho com a sua mensagem e suas significações. O camaleão trouxe à tona a mensagem peculiar da transformação e marca a passagem dos alunos do famoso ‘terceirão’ para o ensino superior. A coruja trouxe a mensagem de sabedoria e as fórmulas da vida de estudante. O desenho a mão livre e a tinta em cada pequeno detalhe chamam a atenção de quem passa pelo local.
Os desenhos criados no muro da escola também contaram com o talento das alunas com deficiência. Uma delas visual e outras duas intelectuais. De acordo com a professora Soraia foi um momento importante por proporcionar esta atividade a elas e fortalecer o potencial de cada uma. “A gente precisa fazer com que eles sintam-se iguais na turma. Procuramos sempre encaixar uma atividade que consigam se adaptar. Seja na pintura, no desenho, na escultura”.
Segundo a professora, as atividades como esta valorizam e desenvolvem as habilidades de cada aluno. “Cada um tem a sua inteligência múltipla. Procuramos então mostrar que o trabalho deles é importante, e que isso faz parte do ideal de cidadania, envolvendo a escola, os alunos e a comunidade”, enfatiza. |