Dando continuidade ao processo de valorização da cultura e fundamentação da história indígena, a Secretaria de Estado da Educação (SED), reúne a partir desta segunda-feira, 4, trinta membros de comunidades indígenas. O encontro faz parte de um processo de formação que busca transformar estes participantes em educadores e valorizadores da cultura específica de cada etnia.
Iniciado em 2014, esta etapa do projeto “Curso de Formação Inicial em Nível de Magistério Ensino Médio para Formar Professores Indígenas nos Territórios Etnoeducacionais Pactuados” vai até o dia 22 de Abril, em Florianópolis.
Dentre os vários pontos abordados no projeto, está a formação necessária para que os participantes possam produzir seus próprios materiais didáticos em sua língua materna e em português, destacando sua cultura, etnia e costumes.
Esta fase do curso vai totalizar 136 horas de capacitações e, segundo o coordenador do projeto, Ramiro Marinho Costa, da SED, vai “formar professores indígenas para que se tornem pesquisadores de sua própria cultura, alfabetizadores em sua língua materna e mediadores de um ensino bilíngue e intercultural”, destacou.
Os participantes do encontro são membros das comunidades Guarani, Kaingang e Laklãnõ-Xokleng que estão cursando o Ensino Médio com habilitação em Educação Infantil e Ensino Fundamental. O curso tem a duração de três anos e meio. |