Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação
bale-bolshoi.jpg
  • Banner
Escolas estaduais de Jaraguá do Sul se mobilizam contra o mosquito Aedes aegypti PDF Imprimir E-mail
Por Ana Cenatti - ADR de Jaraguá do Sul   
Qua, 06 de Abril de 2016 17:14

Na Regional de Jaraguá do Sul as 30 unidades escolares estão envolvidas com programação intensa para a Semana de Mobilização da Família e da Comunidade Escolar, de 4 à 9 de abril, pelo Combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Chikungunya, Dengue e Zika vírus. “Falar sobre o combate ao mosquito nas escolas é uma maneira de envolver os alunos e os pais, pois eles (alunos) levam a informação para casa e cobram dos pais ações de prevenção”, destacou a gerente de Educação da regional de Jaraguá do Sul, Cristiana Poltronieri Ziehlsdorff.

Nesta quinta-feira, 07, será comemorado o Dia Mundial da Saúde e as escolas irão desenvolver várias atividades envolvendo a comunidade. Todas as unidades desenvolveram atividades especiais para este dia, considerado o D de mobilização.

O diretor da escola São Pedro, do bairro Guamiranga, em Guaramirim, Ademir dos Anjos Tavares, informou que a empresa Canarinho forneceu quatro ônibus que irão levar os alunos até o bairro Corticeira para que os estudantes entreguem material informativo, produzido por eles mesmos, para cada morador. Os alunos sairão da escola às 8h30.

A escola Elza Granzotto Ferraz, do bairro Santa Luzia, de Jaraguá do Sul, também marcou com os alunos passeatas de manhã e à tarde, vídeo conferência com os pais e comunidade e apresentação de paródia.

Para a secretária-adjunta e coordenadora do combate do Aedes aegypti da Secretaria de Estado da Educação, Elza Moretto, a força da mobilização da rede escolar é de grande impacto na comunidade. ”Estamos trabalhando para que a conscientização desta grave epidemia vá além do estudante, da escola, mas atinja a casa deles e a comunidade num todo. Realizamos na sexta-feira, 1, uma videoconferência buscando o engajamento das gerências de Educação com a saúde, para que todos trabalhem com o mesmo objetivo”, reforça.

ADR de Jaraguá do Sul reuniu municípios para fortalecer ações de combate

Em fevereiro deste ano a Agência de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul reuniu as secretarias municipais de Saúde e Educação e suas Gerências de Saúde e Educação para discutir ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.

Técnicos da Saúde realizaram capacitações no mês de março com profissionais da Educação, tanto na rede municipal como estadual, para que o combate fosse intensificado. “Nosso trabalho é constante, mas sentimos na época a necessidade de reforçar os profissionais da educação com mais informações sobre o perigo da proliferação do mosquito para que eles pudessem repassar as informações aos alunos e envolver a comunidade escolar”, disse a gerente de Educação da Regional de Jaraguá do Sul, Cristiana Poltronieri Ziehlsdorff.

 

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua Antônio Luz, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410 | Telefone (48) 3664-0002 - (48) 3664-0003| sed@sed.sc.gov.br
Resolução mínima 1024x768 pixels