As 30 escolas da rede pública estadual da Regional de Jaraguá do Sul mobilizaram a população na última quinta-feira, 7, para comemorar o Dia Mundial da Saúde. Este dia estava previsto na Semana de Mobilização da Família e da Comunidade Escolar pelo Combate ao mosquito Aedes aegypti, que teve início no último dia 4 e encerra no sábado, 9.
Na parte da manhã os alunos da escola São Pedro, de Guaramirim, visitaram o bairro Corticeira e levaram muita informação para os moradores. “Devemos nos preocupar com água parada. Temos que cuidar para não deixar água parada em nenhum lugar”, alertava o aluno Guilherme Girardi.
“Vamos entregar panfletos para os moradores, orientar sobre as ações de prevenção e chamar a atenção de todos para que o mosquito não se desenvolva aqui e a Dengue fique longe”, completou o aluno Lucas Pedroso.
A gerente de educação da ADR de Jaraguá do Sul, Cristiana Poltronieri Ziehlsdorff, acompanhou a mobilização e ficou impressionada com a movimentação. “Os próprios alunos fizeram os panfletos informativos, os cartazes e bandeiras. Esta passeata com a participação da banda da escola chama atenção de todos e este é o objetivo, envolver a população para evitar a proliferação do mosquito. Todos devem fazer a sua parte”, ressaltou.
Os alunos da escola São José, de Guaramirim, foram até o cemitério para tirar água dos vasinhos de plantas. “É um local onde acumula água e muitas vezes ali está o perigo”, falou o diretor da unidade, João Guesser.
Desde o início do ano letivo todas as escolas estaduais estão desenvolvendo diferentes ações no ambiente interno e externo da escola, em busca da conscientização contra o mosquito. “É muito bom ver os alunos tão envolvidos em uma causa muito nobre. São eles que irão levar a conscientização para dentro das casas”, concluiu Cristiana. |