A gerência de Educação de Laguna realizou nesta terça-feira, 12, o balanço das ações desenvolvidas durante a Semana da Saúde na Escola, nas 31 unidades escolares da rede estadual, localizadas nos municípios de abrangência da Agência de Desenvolvimento Regional de Laguna.
De 4 a 8 de abril as unidades escolares promoveram ações de panfletagem, entrega de folders, confecção de cartazes, passeatas pelas comunidades, palestras e painéis, com objetivo de conscientizar funcionários, pais, professores e alunos para entrarem na luta contra o mosquito Aedes aegypti. As escolas contaram com a participação de instituições parceiras como as secretarias municipais de Saúde, Educação e Obras, dos PSF's por meio dos agentes comunitários, Sesc, delegacia da Capitania dos Portos de Laguna e Clubes de Mães e Idosos.
Durante esse período os alunos promoveram a limpeza, coleta de lixo e a colocação de armadilhas no entorno das escolas e espaços próximos para identificação de possíveis focos de mosquito. Outras atividades explicativas, leitura, produção de textos, desenhos e vídeos também fizeram parte do dia a dia da escola, com objetivo de difundir entre os participantes hábitos saudáveis de higiene e saúde, iniciando ainda a prevenção a gripe influenza A/H1N1.
Segundo a integradora de educação básica e profissional, Sueli Vieira, todas estas ações somam dados positivos, servindo para reforçar a conscientização dos alunos da rede estadual a cerca da prevenção, sintomas e tratamento de doenças como a dengue, chikungunya e zika vírus. Também no combate ao mosquito Aedes Aegypti e iniciadas a prevenção a gripe influenza A/H1N1. "Com as ações foram atingidos aproximadamente 15000 participantes durante a realização da Semana da Saúde na Escola”, comemorou a integradora. No próximo dia 16, as unidades escolares reforçarão a prevenção durante as atividades realizadas no Dia da Família na Escola. |