Desde 2014, a Escola de Educação Básica (EEB) Irmã Maria Felícitas, de Canoinhas, realiza um trabalho pioneiro nas escolas estaduais da região. A crescente preocupação com a saúde e desempenho dos alunos na escola e as atividades mais comuns entre crianças e adolescentes sedentários, que não exigem grandes esforços, oferecidos por televisão e internet - fez com que a professora da instituição, Mariana de Lima Lacowicz Wachinski, idealizasse o projeto de ginástica Laboral para os estudantes da escola.
“Essa foi uma ótima oportunidade de quebrar a rotina escolar, estimulando física e mentalmente os estudantes, além de prevenir problemas como estresse e sedentarismo”, explica Mariana. A professora também explica que foi organizada uma sequência pedagógica e didática, que além de privilegiar conteúdos curriculares integrados, também oportunizasse a investigação de um tema que relacionasse saúde e bem estar com atividades físicas dentro da escola.
Os alunos do segundo ano do ensino médio, em um primeiro momento, nas aulas de Biologia estudaram a função, funcionamento e localização da musculatura no corpo humano para terem melhor entendimento da importância da estimulação corporal. Estudos bibliográficos também ajudaram os alunos a adquirirem conhecimento sobre a Ginástica Laboral.
Foi recebida ainda a visita de uma profissional do Serviço Social da Indústria (Sesi), habilitada em Educação Física, que destacou as grandes vantagens da Ginástica Laboral nas empresas, e também realizou o primeiro contato prático com os alunos. Houve no decorrer também, aplicação de questionário com funcionários e professores, totalizando 440 entrevistados, sendo 239 pessoas do sexo feminino e 201 do sexo masculino.
A professora e idealizadora do projeto explica que a Ginástica Laboral na escola se mostrou eficiente em vários eixos. “Tivemos a quebra da rotina e monotonia, trazendo à realidade da comunidade escolar uma possibilidade interessante ao integras diferentes áreas do conhecimento, como nas disciplinas de Biologia, Matemática, Física, Química e Educação Física”, enfatiza Mariana.
As atividades de Ginástica Laboral acontecem na escola desde 2014, semanalmente, em dias alternados na semana e sempre na primeira aula. As aulas são realizadas por aluno-guia, treinados pela professora Mariana. Tem a duração aproximada de cinco minutos, e depois todos os alunos e equipe da escola retornam as atividades diárias. |