Para celebrar o Dia do Índio, 19, e o dia da Família na Escola, 16, a Escola Indígena Cacique Pirã de linha Toldo Pinhal, Seara, realizou a manifestação cultural Saberes e Sabores. Onde danças, pinturas corporais, documentários, rituais e comidas típicas foram apresentados ao grande público e, em especial, aos alunos da EEB Arabutã.
De acordo com o coordenador pedagógico da EI Cacique Pirã, Adroaldo Antonio Fidelis, além de apresentar e dar visibilidade à cultura indígena a escola oportunizou uma interação com a às tradições alemãs através da culinária, língua e danças típicas. A professora de Arabutã, Tânia Artifon, explica que a atividade serviu para quebrar os estereótipos sobre os índios, aproximar e fortalecer as duas culturas.
Os alunos da EI Cacique Pirã apresentam a língua Kaingang, as danças indígenas, os clãs kamé e kairú, os pratos típicos como o bolo de milho ralado, o fuá (planta cozida e temperada), o 'm' (bolo assado na brasa), tatu, quati, rã e varana (planta refogada). Enquanto os alunos do ensino médio da EEB Arabutã compartilharam a língua alemã, danças e a tradicional cuca do município. |