O mês de abril foi de grande aprendizado e desenvolvimento de trabalhos relacionados ao movimento Abril Verde para os alunos de duas turmas de Segurança do Trabalho do Centro de Educação Profissional (Cedup), de Timbó, que pertence à Gerência de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional de Timbó. Conforme o professor do curso, Rafael Bertoldo Seiler, o movimento tem como objetivo colocar em pauta para a sociedade o tema segurança e saúde do trabalhador brasileiro com vistas à redução dos acidentes de trabalho.
“Os trabalhos foram feitos pelas turmas do primeiro e terceiro semestres de Segurança do Trabalho, sendo que o primeiro semestre ficou com o tema ‘Acidentes de trabalho’ e o terceiro semestre ficou com ‘Doenças Ocupacionais’. As atividades foram divididas em duas etapas: eles tiveram que fazer cartazes sobre os temas, e após realizaram as apresentações para os professores das disciplinas envolvidas e para as turmas de administração que vieram prestigiar os trabalhos”, ressalta o professor.
Nesses trabalhos foram envolvidas as disciplinas de Estatística, com a professora Graziela Ropelato; Higiene e Segurança do Trabalho, com o professor Carlos Alberto de Souza; Sistema de Informação, com o professor Edésio Marcos Slomp; Legislação Aplicada, com o professor Ubyrajara Heredia; e Saúde Ocupacional, com a professora Mônica Schneider.
Para a realização desses trabalhos, o professor Rafael deu como tema o “Abril Verde”, que trata do Dia mundial em memória as vítimas de acidente de trabalho e doenças ocupacionais, sendo o dia Mundial em 28 de abril. “Uma de nossas funções é conscientizar para evitar acidentes de trabalho resguardando a integridade física de nossos colaboradores, e dentro desse conceito o objetivo de trazer isso para o Cedup foi para que os alunos que serão futuros Técnicos em Segurança já comecem incorporar desde já esse movimento que é a conscientização relacionada a acidentes de trabalho e doenças do trabalho”, explica Rafael. |