Canoinhas e região recebem a partir deste ano, o pólo regional do Serviço de Atendimento Educacional Especializado (Saede) de Altas Habilidades/ Superdotação. O local escolhido para o atendimento do serviço na região será no espaço da Escola de Ensino Fundamental Sagrado Coração de Jesus.
Para isso, a equipe da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) em conjunto com a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Canoinhas, por meio da Gerência de Educação, realizou durante a última quarta-feira, 11, o 1° Seminário Regional de Altas Habilidades/ Superdotação, com grande participação de diretores, professores e representantes de órgãos educacionais de toda região. O encontro foi realizado no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Campus Canoinhas.
Durante a abertura, cerca de 60 alunos do Projeto Mais Educação da EEF Sagrado Coração de Jesus realizaram duas apresentações artísticas, com as canções Que sorte a nossa, e Amo noite e dia. Participaram da abertura do Seminário o secretário executivo regional Ricardo Pereira Martin; a presidente da FCEE, Rosemeri Bartuchiski; o diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão da FCEE, Pedro de Souza; a supervisora de Gestão da Rede, Maria Elvira da Rocha Burgardt, no ato representando a gerente regional de Educação, Tania Mara Medeiros; e o diretor da EEF Sagrado Coração de Jesus, James Brey.
O Seminário foi conduzido pelas palestrantes da FCEE, a coordenadora do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/ Superdotação (NAHS), Andréa Rosélia Alves Panchiniak; psicóloga do NAHS, Gabriela Dietrich; e a professora da oficina de lógica e matemática do NAHS, Ananda Burin.
Para a presidente da FCEE as pessoas com altas habilidades/superdotação, assim como as com deficiência, são resguardadas por leis, e devem receber atendimento educacional especializado, visando seu plano desenvolvimento. “A criança e adolescente com altas habilidades, superdotação, são pessoas praticamente invisíveis, e que trazem problemas para escola, porque muitas vezes elas aprendem muito rápido, geralmente são mais agitadas e podem atrapalhar o aprendizado da turma”, disse.
Rosemeri ainda destacou que “é muito importante que as escolas estejam preparadas e consigam detectar a potencialidade de cada criança. Ela pode não ser muito boa numa determinada matéria, mas pode ser excelente em outra. E o nosso trabalho vem ao encontro dessas necessidades dos professores, de descobrir e conhecer esses alunos dentro da sala de aula”.
Segundo o secretário executivo regional de Canoinhas, Ricardo Pereira Martin, a região de Canoinhas foi escolhida entre outras cinco no Estado para esse trabalho tão especial e necessário dentro das escolas. “Precisamos saber como descobrir os talentos que estão muitas vezes escondidos dentro da sala de aula. Como professor há mais de 35 anos na rede pública estadual, sei da importância de incentivar e orientar o melhor caminho, e o Governo do Estado e equipe da FCEE estão de parabéns por essa atitude corajosa, que irá mudar para melhor a vida de muitas crianças e adolescentes de nosso estado”, finalizou. |