Na tarde desta quinta-feira, 12, foi realizada a entrega do livro Professores de Ensino Médio em Formação: saberes e experiências, da região de Canoinhas. O evento foi realizado no auditório da Escola de Educação Básica (EEB) Santa Cruz, em Canoinhas.
A entrega dos livros para os gestores das 17 unidades escolares estaduais da região teve a presença do Secretário Executivo Regional Ricardo Pereira Martin, da Supervisora de Gestão em Rede Maria Elvira da Rocha Burgardt, e da Formadora Regional do PNEM, Janete Paiter de Souza, além dos Orientadores de Estudos e diretores da Regional Canoinhas.
“Os trabalhos desenvolvidos em nossa Regional superou as expectativas, de forma que foi possível editar o caderno de relatos das práticas realizadas, e todas as escolas participantes através de seus orientadores fizeram um trabalho extraordinário, mostrando a prática e o ensino de forma diferenciada”, destaca Janete.
A edição do livro é uma iniciativa do Governo de Estado da Educação, por meio do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) de Santa Catarina. Para a Regional Canoinhas foram distribuídos 240 exemplares.
“Um trabalho notável, que ajudará muito nos avanços do ensino médio de toda região, trazendo maior troca de informações, idéias e resultados positivos para realidade educacional”, comentou o secretário em seu discurso.
Sobre o PNEM e o trabalho realizado na Regional Canoinhas
O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM), tem o objetivo de desenvolver um processo de formação continuada dos professores do Ensino Médio nas escolas públicas do Brasil. Em Santa Catarina, foram envolvidas aproximadamente 700 escolas com a formação, de aproximadamente, oito mil professores, resultado de um exercício coletivo que envolveu a participação de 36 formadores regionais e aproximadamente 650 orientadores de estudo, além da equipe gestora.
A compreensão da importância do trabalho realizado está pautada na égide do comprometimento de todos os envolvidos: 216 professores (83,8% bolsistas e 16,2% não bolsistas), 19 orientadores de estudos, uma formadora regional, equipe de coordenação/ organizadores da UFFS, UFSC, SED e MEC.
Segundo a formadora regional, ?a prática metodológica inovadora reside no bojo de ensinar diferente do que vem sendo realizado, associando teoria e prática. A alteração sutil da metodologia aplicada exige aprofundamento e aligeiramento na prática educativa?, destaca.
“A necessidade de formar cidadãos capazes de interagir em seu entorno promove iniciativas de origem variadas e complexas, das quais a educação é o trampolim necessário para a transformação”, conclui Janete.
Formadora Regional:
Janete Paiter de Souza
Orientadores de Estudo na Regional Canoinhas:
Adriana Riske Batista
Claudia Mara Witt
Elizandra Engel Graciano
Érdina Holzapfel Lucas
Giana Cabral da Luz
Jucélia Gan
Jucelia Gotardo
Leonice Drzeviecki Follador
Lourdes Becker de Lima
Lucimara de Paula Cordeiro
Maria Salete Karpinski
Michele Voigt Farias
Rafaelli Tischler
Rita de Cassia Stocker da Costa
Rose Márcia Farias
Silvana Aparecida Komochena
Tania Linder
Telma Aparecida Peixer
Viviane Madeira |