A Gerência Regional de Educação de Blumenau realizou nesta quinta-feira, 12, um encontro para professores e coordenadores do Programa Estadual Novas Oportunidades de Aprendizagem (Penoa). O evento reuniu cerca de 40 professores que lecionam nas disciplinas de língua portuguesa e matemática e ocorreu no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional de Blumenau.
Este foi o primeiro evento do ano voltado para os professores do Penoa e objetivo foi repassar orientações sobre funcionamento do Programa nas escolas. Além das instruções, os professores também receberam uma apostila que detalha as competências, forma de atendimento, o currículo, a composição de turmas e a avaliação da aprendizagem.
Lançado em 2013, o Penoa atende alunos das séries iniciais (2º, 3º, 4º e 5º anos) e finais (6º, 7º, 8º e 9º anos) do ensino fundamental e também do 1º ano do ensino médio que apresentam dificuldades nos processos de cálculo, linguagem oral ou escrita. As aulas acontecem duas vezes por semana, sempre no contraturno escolar e preveem atividades diferenciadas que preencham a lacuna da aprendizagem.
O professor de matemática Paulo Roberto Mohr, que está pela primeira vez trabalhando no Penoa, explica que o grande diferencial do Programa de Novas Oportunidades de Aprendizagem não é apenas a recuperação da defasagem no aprendizado, mas também, em muitos casos, a recuperação social e emocional dos estudantes. “Aprender a calcular, ou a ler, por exemplo, acaba sendo consequência da recuperação da autoestima, da atenção e valorização que damos para os alunos”.
A professora de Língua Portuguesa, Diana Casas, que atende estudantes do Penoa desde o lançamento da proposta, em 2013, concorda. “Ajudar estudantes que chegam às séries finais do fundamental com muita dificuldade na leitura ou na escrita, é indescritível. O abraço dos alunos, o reconhecimento pelo trabalho, faz que eu tenha um carinho especial pelo Penoa”.
Ao todo, 16 escolas das cidades de Blumenau, Gaspar, Pomerode, Luiz Alves e Ilhota, vinculadas à Gerência Regional de Educação de Blumenau participam do programa, que tem 746 alunos divididos em 31 turmas. Os grupos de ensino fundamental são compostos por no mínimo 10 e no máximo 20 estudantes. Já as turmas de ensino médio são maiores, com no mínimo 20 e no máximo 25 alunos. |