A Gerência Regional de Educação de Canoinhas realizou na manhã da última terça-feira, 17, a abertura do curso de Formação continuada Política de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às violência na Escola. O primeiro encontro presencial aconteceu no auditório da Escola de Educação Básica Santa Cruz, em Canoinhas.
Participam ao todo, mais de 57 profissionais da educação básica das unidades escolares pertencentes à Agência de Desenvolvimento Regional, entre municipais e estaduais.
Segundo a consultora educacional e coordenadora do Núcleo de Educação e Prevenção (Nepre) da Gered Canoinhas, Tania Mara Bedritchuk, “o curso subsidiará aos profissionais da educação básica fortalecendo as ações de prevenção nas escolas, considerando a escola como um lugar apropriado para articulação de um trabalho educativo coerente e comprometido com a plenitude a cidadania, dignidade e qualidade de vida das crianças, adolescentes e jovens educandos”.
O curso será de 20 horas, sendo duas etapas presenciais e uma etapa à distância. O primeiro encontro aconteceu durante todo dia desta terça, às 8 horas a distância acontecem entre maio e início de julho, e o último encontro presencial será realizado no dia 07 de julho.
O secretário executivo regional, Ricardo Pereira Martin, destacou na abertura a importância de todos estarem preparados para a cruel realidade que está muitas vezes dentro da unidade escolar. “O problema das drogas e da violência é algo que vem de fora das escolas, mas é preciso estar preparado para agir nessas situações, em conflitos que surgirão dentro do ambiente escolar”.
Participaram da abertura o secretário executivo regional Ricardo Pereira Martin; Integradora de Ensino Regina Pereira Seleme, no ato representando a gerente de Educação, Tania Medeiros; Técnico da Diretoria da Gestão de Rede da Secretaria Estadual de Educação e palestrante da manhã, Élcio Cechetti; consultora educacional do Nepre na Gered Canoinhas, Tania Mara Bedritchuk; orientadora da Secretaria Municipal de Educação de Canoinhas, Solange Stelzner, no ato representando o secretário de Educação, Hamilton Wendt; diretora da EEB Santa Cruz, Aparecida CUsin, representando todos os diretores das escolas da rede estadual; e a assessora de direção e coordenadora do Nepre na EEB Júlia Zaniolo, Lilian Friedrich, representando todos os coordenadores dos Núcleos de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências nas Escolas. |