Um dia pra ficar marcado na história. Assim foi o domingo, 22, para os personagens que fizeram parte dos 70 anos da Escola de Educação Básica (EEB) Cardeal Arcoverde, de São Carlos. Servidores, diretores, professores e alunos atuais e do passado estiveram reunidos na companhia de diversas lideranças do município para comemorar a data.
Um bom público esteve presente no ginásio da Escola e se emocionou com a programação que contou com diversos momentos marcantes retratados por imagens, depoimentos e a presença de pessoas que marcaram época.
“O desenvolvimento dos nossos municípios e da região como um todo provém de uma educação de qualidade. A Escola Cardeal Arcoverde é muito mais que um espaço de estudo e aprendizagem, pois sua história comprova que é onde os sonhos de muitas pessoas começam a se tonar realidade”, enfatizou o prefeito de São Carlos Cleomar Kuhn.
O evento contou a presença de servidores da ADR de Palmitos e encerrou com um almoço festivo no salão paroquial do município.
Criação
As autoridades constituídas na década de 40, se mobilizaram junto ao Governo do Estado para viabilizar a construção de um Grupo Escolar para atender aos filhos das famílias que não possuíam condições financeiras de custear as despesas do ensino oferecido no Colégio das Irmãs da Ordem de Notre Dame, que atuavam no munícipio desde 1938 em caráter particular.
Com o passar do tempo, o Grupo Escolar se consolida atendendo alunos desprivilegiados e do sistema particular no mesmo local e com os mesmos métodos de ensino. Em 1946, por indicação das irmãs, ele passou a denominar-se Grupo Escolar Cardeal Arcoverde. O nome escolhido é uma homenagem ao primeiro Cardeal do Brasil “Dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti”, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro. |