Foi realizado na tarde de terça-feira, 24, no refeitório da Escola de Educação Básica João José de Souza de Cabral, em Canoinhas, o concurso Mestre Cuquinha, para eleger a receita representante da escola. No concurso foram aceitas receitas elaboradas pelos próprios alunos, que poderiam ser de entrada, acompanhamento, salada, prato principal ou sobremesa.
Para representar a escola, foi escolhida a receita do aluno Thales Noernberg, do 7° ano, turma I. Em segunda colocada ficou a aluna Maria Fernanda Maieski Cecílio, do 6° ano, turma IV; e em terceiro o aluno José Henrique Bauer, do 8° ano, turma IV. O primeiro colocado representará a instituição de ensino na disputa entre todas as escolas participantes da Gerência Regional de Canoinhas. O vencedor de cada Gerência Regional de Educação será conhecido no segundo semestre e ganhará cada, um tablet e avental personalizado.
Para escolha do representante da instituição, foram avaliados pelos julgadores critérios como sabor, criatividade, valor nutricional da receita, facilidade e tempo de preparo. Participaram da avaliação, o supervisor de articulação com os municípios da Gerência de Educação de Canoinhas, Quintino Everton Jungles; e integradora do Ensino Fundamental, Ana Maria Magalhães Bedritchuk; assessor de comunicação da ADR Canoinhas, Sérgio Teixeira da Silva; técnica de enfermagem e nutrição da Unimed, Andréa Luciana Domenico Fillies; e o amigo da escola, Marcos Gomes.
A diretora Rutiane Loti comentou durante a degustação dos pratos, que foram tantos pratos incríveis e nutritivos, que até se pensa na possibilidade de conversar com a empresa responsável pela alimentação na escola, para incluir no cardápio. "São pratos nutritivos e saborosos, que podem muito bem fazer parte do cardápio escolar".
Sobre o Concurso
Organizado pelas empresas Nutriplus e Grupo Risotolândia, responsáveis pelo fornecimento da alimentação escolar para o Estado, o concurso tem como objetivo estimular nas crianças hábitos mais saudáveis de alimentação.
A ação complementa o cronograma de atividades do Programa de Educação Nutricional 2016, que no primeiro semestre já contempla atividades de orientação alimentar focadas nos benefícios do consumo de leguminosas. A leguminosa é o ingrediente principal nas receitas apresentadas no concurso. |