Alongar, dançar, caminhar, exercitar e colocar o corpo em movimento. Estudantes da rede estadual de ensino, vinculados a Gerência Regional de Educação (Gered) de Joinville, aderiram ao Dia do Desafio e logo pela manhã fizeram valer o lema desta edição: “Você se mexe e o mundo mexe junto”. Celebrado nesta quarta-feira, 25, a data tem o objetivo de incentivar a prática de hábitos saudáveis.
Na Escola Estadual Tufi Dippe, no bairro Iririú, em Joinville, o ensino de geografia foi aliado à prática do esporte. Os dois quilômetros de subida ao Mirante do Morro da Boa Vista foram feitos a pé. Com a contemplação da natureza, uma aula sobre a geografia da cidade aconteceu no local. Um professor de educação física fez aula aeróbica e exercícios de alongamento com os jovens do Centro de Educação Profissional Dario Salles (Cedup).
Os ginásios esportivos de outras unidades receberam alunos, professores e comunidade escolar para prática de exercício. Na Escola Estadual Celso Ramos, no Bucarein, 850 alunos tiveram aula no pátio e depois percorreram algumas ruas do bairro em caminhada. As 58 escolas da região Norte também participaram das atividades.
O evento
O Dia do Desafio surgiu no Canadá em 1983 e é realizado na última quarta-feira do mês de maio, sendo uma promoção mundial da The Association of International Sport for All (Tafisa). Busca sensibilizar as pessoas de todas as idades a adotarem hábitos saudáveis. Em Santa Catarina, 206 municípios participaram das atividades desta 22ª edição. Joinville espera movimentar 290 mil pessoas e vencer a cidade mexicana de Sodedad de Graciano Sánchez. |