Diretores e coordenadores dos Núcleos de Educação e Prevenção às Violências na Escola (Nepres) participam de encontro
A Gerência de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), de Taió promoveu, na quarta-feira, 4, um encontro com diretores e coordenadores dos Núcleos de Educação e Prevenção às Violências na Escola (Nepre), da rede estadual de ensino. Os profissionais receberam o 1º Caderno Pedagógico: reflexão para a implementação da Política de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola, lançado pela Secretaria de Estado da Educação em 2015.
Segundo a integradora de Ensino Médio e Profissional, Liliane Golle, o objetivo principal do caderno é apresentar subsídios a todos os profissionais da Educação, especificamente os coordenadores dos Nepres, para que possam atuar nas ações de prevenção e nas situações de ocorrência de violência na escola.
“O ambiente escolar é um local de muita diversidade de idéias, por isso conflitos são gerados e muitas vezes os jovens têm dificuldades em contorná-los, gerando situações de violência”, afirmou o gerente de Educação, Moacir de Melo.
A coordenadora do Nepre na Gered de Rio do Sul, Márcia Ramos de Azevedo aprofundou as discussões em torno do tema violência escolar. "Nós precisamos definir metas e colocar em prática as estratégias para prevenir e acabar com os conflitos", ressaltou Márcia.
O Nepre foi criado pela Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina para fomentar ações e consolidar políticas públicas de educação, prevenção, atenção e atendimento às violências junto às Gerências de Educação e às escolas da rede pública estadual para atuar nas temáticas: DST, AIDS, Álcool, Tabaco, Drogas Lícitas e Ilícitas (SPAs), Cultura da Paz, Violências, Bullying, Sexualidade, Educação Sexual e Reprodutiva, Alimentação Saudável e Práticas Corporais.
Formação para gestores escolares
A Gerência de Educação de Taió, promoveu na terça-feira, 10, o primeiro encontro da Formação de Gestão Democrática e o Papel do Gestor. O gerente de Educação, Moacir de Melo disse que a capacitação tem por objetivo a formação em gestão administrativa e pedagógica dos diretores. “A finalidade é desenvolver as competências de uma gestão democrática e compartilhada, onde os vários segmentos da comunidade escolar estejam envolvidos”, afirmou.
Conforme a servidora do setor de Ensino e tutora da formação, Nadir Ângelo da Silva, os gestores serão orientados a reorganizar seus Planos de Gestão nas questões Pedagógicas, Administrativas, Física, Financeira e Socieconômica das escolas. “A formação vai contribuir para que coloquem em prática ações, metas e estratégias para o desenvolvimento das competências dos educandos”, destacou Nadir.
A capacitação terá 100 horas/aula e encerra em dezembro, com encontros presencias e on-line, acompanhada pelo gestor na própria unidade escolar. |