Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação
Fanfarra  de  Governador  Celso  Ramos.jpg
  • Banner
Série Meio Ambiente - EEB Laura Lima envolve 900 estudantes em ações de sensibilização PDF Imprimir E-mail
Por Dafnée Canello - Ascom   
Ter, 07 de Junho de 2016 16:24

Ao longo do mês de junho, em celebração ao dia mundial do Meio Ambiente, a Secretaria de Estado da Educação (SED) vai dar destaque ao Meio Ambiente e prestigiar as iniciativas de escolas da rede estadual de ensino que aproximam professores, alunos e comunidade escolar de práticas de conscientização, conservação, sensibilização e preservação ambiental.

EEB. Laura Lima  projeto meio ambiente  0.Nocetti  - pqnaPromover a conscientização, a alimentação saudável e multiplicar novos hábitos de conservação ao meio ambiente foram os objetivos das ações realizadas na Escola de Educação Básica (EEB) Laura Lima, localizada na Capital catarinense. Os 900 estudantes da instituição se envolveram na criação de um jardim, na plantação de verduras na horta escolar e saíram às ruas para sensibilizar a comunidade sobre o impacto ambiental causado pelas sacolas plásticas e sobre o descarte indevido do óleo de cozinha usado.

O projeto da horta escolar possui dez tipos de verduras e legumes, entre eles espinafre, alface, cebolinha, salsinha, beterraba e couve. Semanalmente as turmas acompanham o desenvolvimento da plantação com atividades que envolvem a alimentação saudável. “Essas atividades práticas permitem que os alunos tenham contato direto com a terra, com o plantio e entendam de onde vem o nosso alimento. É uma experiência extremamente rica”, comentou o técnico agrícola e orientador, Ricardo Jahn.

EEB. Laura Lima  projeto meio ambiente  0.Nocetti3 - pqnaForam plantadas três árvores: a ameixeira japonesa, a flamboyant e a amendoeira, esta última conhecida nas praias florianopolitanas como sombreiro. “O intuito é fazer com que os alunos participem da plantação de forma efetiva, tornando a prática multiplicadora, ou seja, que eles levem esse exemplo para casa”, ressaltou a coordenadora do projeto de educação ambiental da escola, Rosimari Viana.

EEB. Laura Lima  projeto meio ambiente  0.Nocetti2  - pqna

O jardim, além de tornar a escola mais florida e receptiva, foi criado para despertar a visão dos alunos quanto ao cuidado com a plantação e para sensibilizá-los sobre a importância que novos costumes podem contribuir para o meio ambiente. “Depois que aprendi na escola como se cuida do plantio de flores, verduras e legumes, plantei um pé de alface, um de tomate e quatro mudas de flores em casa e estou adorando vê-las crescer”, contou a aluna do 3º ano do ensino fundamental, Samanta Mickaela Rosário de Araújo.

Para a diretora Tamara Vereguini, a escola possui um poder transformador na sociedade, por isso professores e funcionários também se engajam nas causas que buscam a interação da comunidade no ambiente escolar. 

sobre o descarte indevido do óleo de cozinha usado.

 

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua Antônio Luz, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410 | Telefone (48) 3664-0002 - (48) 3664-0003| sed@sed.sc.gov.br
Resolução mínima 1024x768 pixels