Ao longo do mês de Junho, em celebração ao dia mundial do Meio Ambiente, a Secretaria de Estado da Educação (SED) vai dar destaque ao Meio Ambiente e prestigiar as iniciativas de escolas da rede estadual de ensino que aproximam professores, alunos e comunidade escolar de práticas de conscientização, conservação, sensibilização e preservação ambiental.
Durante o mês de junho as unidades escolares da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Laguna estão apresentando às comunidades escolares novas práticas com foco em conscientização, conservação e preservação ambiental.
Na Escola de Educação Básica (EEB) Prefeito Pedro Bittencourt, de Imaruí, a professora de biologia, Mônica Teixeira e a professora/orientadora do laboratório de biologia, Cátia Regina Camilo, produziram com os alunos da 3ª série do Ensino Médio Inovador, papéis reciclados a partir das sobras de papéis utilizados na escola. A ideia incentiva os alunos a contribuir para diminuição dos rejeitos produzidos pelo homem. E o material produzido por eles será aproveitado na confecção de lembrancinhas em datas comemorativas.
Em Imbituba, a EEB Visconde do Rio Branco, durante este ano letivo, está desenvolvendo o projeto Oficina de Consciência Ambiental - OCA. Os alunos já realizaram algumas ações como a construção de uma composteira no pátio da escola. Outra iniciativa adotada foi a construção de um bicicletário com pneus recolhidos na comunidade. Segundo o diretor da instituição, Edgard Bistulfi Júnior, as propostas da escola estão sendo construídas, avaliadas e discutidas com apoio de duas bases legais, a Base Nacional Comum e o conceito da educação ambiental.
De acordo com o planejamento realizado na EEB Domingos Barbosa Cabral, de Pescaria Brava, as questões ambientais precisam ser trabalhadas na escola, pois o lugar é um grande gerador de resíduos, onde consideramos importante o envolvimento de alunos, pais, educadores e funcionários desta causa. “Em nossas atividades estamos utilizando a reciclagem como forma de arte, conscientizando sobre a importância da preservação do meio ambiente. Para que a situação se modifique, há a necessidade de uma mudança comportamental e a geração de novos hábitos”, explicou a diretora, Sônia Maria Matias dos Santos. |